Notícias da UFSC
  • Apoio Pedagógico aos Estudantes oferece turma de Iniciação ao Pré-Cálculo

    Publicado em 21/08/2019 às 17:47

    O índice de reprovação na disciplina de pré-cálculo é, em torno, de 70%. A ajuda oferecida pelo Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (Piape) da UFSC pode ser determinante para garantir a aprovação. Há inscrições abertas para uma turma de Iniciação ao Pré-Cálculo, com início das aulas neste sábado, 24 de agosto.

    Ementa: Conjuntos e aritmética básica – Operações com números naturais, divisor, múltiplo e número primo. Notação exponencial, fatoração em primos, mmc, mdc, e expressões numéricas. Números inteiros, igualdades e desigualdades. Conjuntos e suas representações. Operações com conjuntos.

    Período: 24 e 31/8.

    Horário: sábados, das 9h às 13h.

    Local: Bloco EFI sala 203.

    Tutora: Renata Batista e Silva Rabelo.

    Carga Horária: 8 horas.

    Mais informações: http://piape.prograd.ufsc.br/


  • Agenda Coletiva: estudantes debatem Ações Afirmativas, ‘uma luta que não acabou’

    Publicado em 21/08/2019 às 17:03

    “As lutas do movimento negro brasileiro pela implementação da política de cotas raciais e sua ampliação” foi tema de mesa-redonda no início da noite desta terça-feira, 20 de agosto, no auditório Henrique Fontes, Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Alunos e alunas compuseram a mesa e o público em um espaço para dar voz aos movimentos e coletivos de estudantes sobre a implantação da Política de Ações Afirmativas, que segundo os organizadores do evento foi “conquistada tão arduamente por uma luta que ainda não terminou”.

    Para colocar em evidência as conquistas e os retrocessos das Ações Afirmativas no âmbito da Universidade e no país, foram chamados os ativistas e acadêmicos Lucas Anhaia, do curso de História e integrante do Núcleo de Estudos Negros; Delza da Hora, das Ciências Sociais e membra do Educafro; Mathaus Caricate, do Serviço Social e membro do Coletivo Negro de Serviço Social “Magali da Silva Almeida”; e Akin Reis, da Psicologia e membro do Movimento Negro em Defesa das Cotas.

    O evento faz parte de uma Agenda Coletiva, com atividades entre os dias 20 e 23 de agosto, de terça a sexta-feira desta semana, articulada por coletivos e estudantes negros e negras da Universidade com o intuito de compartilhar temas importantes, atividades culturais e formativas com os calouros e calouras, organizações negras e indígenas.
    Continue a leitura » »


  • UFSC promove concurso para professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico

    Publicado em 21/08/2019 às 16:00

    O Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (DDP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove concurso público para o provimento de três vagas no cargo de professor da carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT): Edital nº 064/2019/DDP.

    As vagas são para os campos de conhecimento Letras/Português, Educação Geral – Anos iniciais e Educação infantil.

    As inscrições poderão ser efetuadas das 14h do dia 19 de agosto às 23h59 do dia 18 de setembro, na página http://064ddp2019.concursos.ufsc.br/.


  • Divulga UFSC – 21/08/2019 – Edição 1287

    Publicado em 21/08/2019 às 14:55

    Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    www.divulga.ufsc.br – 21/08/2019 – Edição 1287

    Programa ‘Future-se’: UFSC promove agenda de debates

    A UFSC vem promovendo diversos debates acerca dos bloqueios orçamentários que afetam a Universidade e sobre o Programa Institutos e Universidades Empreendedoras e Inovadoras – Future-se. Na última terça-feira, o reitor Ubaldo Cesar Balthazar enviou Ofício Circular No. 17/2019/GR aos diretores dos Centros de Ensino, solicitando que as unidades fomentem discussões sobre o tema para consolidar um posicionamento institucional. Está previsto um grande encontro aberto, no dia 2 de setembro, para apresentar à sociedade o quadro de redução nos recursos e o programa Future-se. Continue a leitura » ».

    Sepex 2019: inscrições abertas para apresentações artístico-culturais no palco da mostra

    O Departamento Artístico Cultural (DAC) inicia as inscrições para as apresentações artístico-culturais do palco da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC (Sepex). Os documentos devem ser enviados entre os dias 19 e 30 de agosto por . São convidados a participar todos os coordenadores de projetos institucionais que desenvolvem atividades na área. Os projetos da UFSC terão prioridade, mas, havendo vagas, poderão se apresentar artistas e grupos da comunidade que estejam envolvidos em projetos da Universidade. Mais informações.

    Políticas públicas podem minimizar efeitos do aquecimento global, aponta pesquisadora da UFSC

    Conhecimento indígena e local, empoderamento de mulheres e múltiplas políticas de posse de terra estão entre as medidas sugeridas para mitigar os efeitos das mudanças climáticas na terra no último relatório divulgado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da Organização das Nações Unidas (ONU) e destacadas pela professora da UFSC, Regina Rodrigues. Continue a leitura »».

    Lançamento do Livro ‘Pierre Bourdieu: uma sociologia ambiciosa da educação’, de Ione Valle

    O livro ‘Pierre Bourdieu: uma sociologia ambiciosa da educação’, escrito por Ione Ribeiro Valle, professora do Centro de Ciências da Educação (CED), será lançado em sessão de autógrafos nesta quinta-feira, 22 de agosto, às 18h, na Livraria da EdUFSC, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. A obra reúne um conjunto de artigos de Pierre Bourdieu centrados principalmente na sociologia da educação e em sua sociologia política. Mais informações.

    Cine UFSC exibe ‘Como é cruel viver assim’

    O projeto Cine UFSC apresenta o filme ‘Como é Cruel Viver Assim’, de Julia Rezende, nesta quinta-feira, dia 22 de agosto, às 19h. A sessão será realizada na Sala de Projeção (108), 1º andar do Bloco D, do CCE. Mais informações.

    UFSC Curitibanos promove apresentação de estudante em projeto que traz música ao campus

    O projeto ‘A partilha do sensível: musicando a Universidade‘, do campus Curitibanos da UFSC, terá a apresentação da estudante Franciele Souza, do curso de Agronomia, na voz e no violão. O evento será no dia 22 de agosto, às 13h, no hall de entrada do CBS 01. Mais informações pelo telefone (48) 3721-7193.

    Curso discute saúde e bem-estar na BU

    O Laboratório de Psicologia Ambiental da UFSC promove o Módulo I do curso Psicologia Ambiental e Bem-Estar nas Instituições entre os dias 22 de agosto e 5 de setembro. O curso será mministrado nas quintas-feiras, das 10h às 12h, na sala Henrique Fontes, na BU. Inscrição e mais informações.

    A influência do Laboratório de Moluscos Marinhos da UFSC na maricultura catarinense

    O Laboratório de Moluscos Marinhos (LMM) é essencial à prosperidade da Maricultura em Florianópolis. As sementes de ostras, por exemplo, dependem da produção em laboratório, considerando que na coleta natural não há volume de sementes para atender a demanda comercial; assim o laboratório produz milhões de sementes e os excedentes são comercializados. A UFSC atende os ostreicultores, fomentando o mercado local há mais de duas décadas. Leia mais.

    SEAD executa curso de capacitação para comunidades terapêuticas

    Começou no dia 20 de agosto, última terça-feira, o Curso CoMPaCTa – Capacitação de Monitores e Profissionais das Comunidades Terapêuticas -, promovido pela Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (Senapred) do Ministério da Cidadania. A Secretaria de Educação a Distância (SEAD) da UFSC é quem executa o curso, que tem ainda a participação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) na produção de conteúdos e acompanhamento do projeto. A Teleconferência de Abertura foi transmitida ao vivo e pode ser assistida no link. Leia mais.

    Acompanhe outras notícias da UFSC
    noticias.ufsc.br

    Confira a programação da TV UFSC
    tv.ufsc.br

    Siga a UFSC nas redes sociais
    Facebook
    TwitterFacebook

     


    Contatos com a produção deste informativo:
    Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom

    Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
    Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
    / +55 (48) 3721-2824 / 3721-2825
    Acesse nossa Política Editorial
    Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.

     

     


  • Programa ‘Future-se’: UFSC promove agenda de debates

    Publicado em 21/08/2019 às 13:49

    Evento ocorrido no Centro Socioeconômico, promovido pelo Centro Acadêmico do curso de Direito (CAXIF), debateu a universidade em tempos de bloqueio orçamentário. (Foto: Mayra Cajueiro Warren/Agecom/UFSC)

    A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) vem promovendo diversos debates acerca dos bloqueios orçamentários que afetam a Universidade e sobre o Programa Institutos e Universidades Empreendedoras e Inovadoras – Future-se. Na última terça-feira, o reitor da UFSC, Ubaldo Cesar Balthazar, enviou o Ofício Circular No. 17/2019/GR a todos os diretores dos Centros de Ensino da UFSC, solicitando que as unidades continuem fomentando discussões sobre o tema para consolidar um posicionamento institucional.

    O Grupo de Trabalho instituído para estimular essas discussões e reunir subsídios para o posicionamento institucional da UFSC definiu, em notícia publicada em seu site, que haverá um grande encontro aberto, cuja data prevista é 2 de setembro, para apresentar à sociedade e à comunidade o quadro de redução nos recursos e o programa Future-se. E, logo após, será agendada uma sessão aberta do Conselho Universitário para que a Universidade possa expressar sua posição institucional.

    O GT reuniu-se na última sexta-feira, dia 16, para avaliar os eventos realizados ao longo da última semana. Foram pelo menos cinco debates, em que representantes do GT apresentaram tanto avaliações sobre o Programa quanto o detalhamento dos cortes de recursos e a situação financeira da UFSC. As últimas atividades incluem um evento de estudantes de pós-graduação, no dia 8 de agosto; debates no CCS e CSE, no dia 13 de agosto; evento no CCE, em 14 de agosto; e no CFM no dia 15. Nesta semana, o GT destacou eventos em Joinville no dia 19, CED que ocorre no dia 21, e em Araranguá, no dia 22. 
    Continue a leitura » »


  • Geologia da UFSC comemora 10 anos de criação. Mestrado com inscrições abertas

    Publicado em 21/08/2019 às 13:13

    O curso de graduação em Geologia da UFSC foi criado em setembro de 2009. Inicialmente ligado ao Departamento de Geociências e atualmente o curso é conduzido pelo Departamento de Geologia. A solenidade comemorativa será realizada no dia 13 de setembro, às 9h, no auditório do Bloco E do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), com a presença de autoridades da Administração Central, docentes, discentes e representantes da Sociedade Brasileira de Geologia, da Sociedade Brasileira de Geologia de Engenharia e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

    O Programa de Pós-Graduação em Geologia da UFSC lançou edital para seleção de alunos para o mestrado em Geologia. O período de inscrições vai até o dia 2 de setembro. O processo seletivo ocorrerá no mês de setembro e as aulas terão início em outubro de 2019. O edital pode ser acessado no site http://geologia.ufsc.br/ .


  • Work Week: feira de estágios e recrutamentos da UFSC, entre os dias 28 e 30 de agosto

    Publicado em 21/08/2019 às 12:47

    A quarta edição da Work Week, feira de estágios e recrutamentos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), será realizada nos dias 28, 29 e 30 de agosto de 2019, na Reitoria I, campus Florianópolis.

    O evento visa integrar estudantes de graduação do estado catarinense nas diversas áreas do conhecimento, principalmente tecnológica, comunicação e socioeconômica, e apresentar as empresas participantes, seus processos de recrutamento e as reflexões relevantes sobre a inserção no mercado de trabalho.
    Continue a leitura » »


  • UFSC realiza chamada de propostas voluntárias para cursos de capacitação docente

    Publicado em 21/08/2019 às 12:25

    A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) informa que estão abertas até sexta-feira, 23 de agosto, as inscrições para interessados em participarem da Chamada Pública Edital nº 014 para a seleção de propostas voluntárias de cursos de capacitação docente para o Programa de Formação Continuada (Profor) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A iniciativa é uma alternativa ao corte de recursos e busca viabilizar a continuidade da formação docente através de propostas voluntárias em todos os campi da instituição, ao longo do semestre letivo 2019-2.

    Podem participar da seleção docentes ou técnico-administrativos ativos ou aposentados da UFSC e professores visitantes na UFSC. A proposta pode ser entregue de duas formas:

    1. Impressa, das 7h30 às 18h30, de segunda a sexta-feira, no seguinte endereço: Campus Universitário Reitor Jogo David Ferreira Lama – Coordenadoria de Avaliação.e Apoio Pedagógico (CAAP) – Prédio da Reitoria 1, 2º andar, Prograd (Rua Roberto Sampaio Gonzaga, s/n, Trindade – Florianópolis – CEP: 88040-970);

    2. Digitalizada e enviada para o endereço de e-mail: , especificando no assunto da mensagem PROPOSTA DE CURSO DE CAPACITAÇÃO.
    Continue a leitura » »


  • Ciclo de Palestras ‘As Pensadoras’ tem atividades programadas até novembro

    Publicado em 21/08/2019 às 10:50

    O Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove neste segundo semestre o Ciclo de Palestras “As Pensadoras”, com atividades programadas para até o dia 7 de novembro. Os encontros acontecem sempre no Auditório do Bloco F do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), com início às 18h3o com o FilosofArte, e as palestras às 19h30.

    Confira a programação

    Dia 29 de agosto
    Profa. Dra. Edla Eggert (PUCRS): “Artesãs de palavras: mulheres cúmplices do fazer pensar”.
    (Hildegarda de Bingen; Christina de Pizan; Inês de la Cruz; Mary Wollstonecraft; Nísia Floresta; Maria Firmina dos Reis).

    Dia 19 de setembro
    Profa. Dra. Janyne Sattler (UFSC):  “Sobre ciborgues e mundos utópicos: Margaret Cavendish e o Mundo Resplandecente”.

    Dia 3 de outubro
    Prof. Dr. Bernardo Brandão (UFPR): “O pensamento político de Martha Nussbaum”.

    Dia 24 de outubro
    Profa. Dra. Mariana Paolozzi:  “Reflexões sobre as ‘Moradas da Alma’, de Teresa D’Ávila”.

    Dia 7 de novembro
    Profa. Dra. Patrícia Rosa (IFSC):  “A expressão da unicidade encarnada: Adriana Cavarero e o feminismo da pluralidade”.


  • Professora da UFSC lança livro com conferência inédita de Pierre Bourdieu, dia 22

    Publicado em 21/08/2019 às 9:30

    A professora Ione Ribeiro Valle, associada ao Centro de Ciências da Educação (CED/UFSC), reuniu no livro um conjunto de artigos centrados principalmente na sociologia da educação e na sociologia política propostas por Pierre Bourdieu, consagrado sociólogo francês.

    “Na verdade, como refundador da sociologia contemporânea, Pierre Bourdieu desenvolve uma ‘sociologia geral’ de inspiração durkheimiana e weberiana, articulando notadamente processos de socialização e de legitimação. Isso lhe permite renovar em profundidade o estudo de muitos objetos e de muitas questões. Ele se interessa, por exemplo, pela contribuição específica da escola na reprodução das desigualdades e nas relações de dominação, assim como na sua legitimação”, descreve a professora. Em um dos capítulos do livro, consta uma conferência inédita do autor, inclusive na França, intitulada “A dominação”. Ione trabalhou em conjunto com o professor Charles Soulié do Université de Paris VIII, o qual “ajudou incansavelmente na produção da obra”, segundo a professora. O público alvo é especialmente pesquisadores das ciências humanas e sociais, em particular vinculados ao campo educacional.

    O lançamento do livro “Pierre Bourdieu: uma sociologia ambiciosa da educação” acontecerá dia 22, quinta-feira, às 18h, durante a Feira do Livro da Editora da UFSC (EdUFSC)edição 2019/2. A Feira será realizada nas dependências da Livraria da EdUFSC e em frente à vitrine deste espaço, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, entre os dias 05 a 30 de agosto de 2019.


  • A influência do Laboratório de Moluscos Marinhos da UFSC na maricultura catarinense

    Publicado em 21/08/2019 às 9:10

    O crescimento das ostras depende de uma larva, chamada de semente ou matriz.

    O Laboratório de Moluscos Marinhos da UFSC (LMM) é essencial à prosperidade da Maricultura em Florianópolis. As sementes de ostras, por exemplo, dependem da produção em laboratório, considerando que na coleta natural não há volume de sementes para atender a demanda comercial; assim o laboratório produz milhões de sementes e os excedentes são comercializados. A UFSC atende os ostreicultores, fomentando o mercado local há mais de duas décadas. Na safra de 2016-2017, foram cerca de 217 vendas, que oscilam entre 50 mil e um milhão de sementes.

    No âmbito da pesquisa científica, o LMM possibilita que os acadêmicos do curso de Engenharia de Aquicultura realizem estudos em suas locações e, eventualmente, colaborações com pesquisadores de outras áreas, como biologia, engenharia de alimentos e engenharia sanitária. Segundo Claudio Blacher, que gerencia o LMM, a pesquisa é mantida, em boa parte, pela comercialização de excedentes, que proporciona retorno na estrutura do laboratório, sendo o maior do Brasil no setor de moluscos.

    Com fundação nos anos 1990, o LMM especializou-se na reprodução e produção de moluscos bivalves e tem dedicado-se ao estudo de técnicas de reprodução da espécie Crassostrea gigas, popularmente conhecida como ostra do pacífico, e a Crassostrea gasar, uma espécie de ostra nativa. Nos últimos anos, mexilhões, vieiras, berbigões e outras espécies nativas também foram prioridade para o LMM.
    Continue a leitura » »


  • Secretaria de Educação a Distância executa capacitação para comunidades terapêuticas

    Publicado em 21/08/2019 às 8:54

    Começou na última terça-feira o Curso CoMPaCTa – Capacitação de Monitores e Profissionais das Comunidades Terapêuticas, promovido pela Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (SENAPRED) do Ministério da Cidadania. A Secretaria de Educação a Distância (SEAD) da Universidade Federal de Santa Catarina (SEAD-UFSC) é quem executa o curso, que tem ainda a participação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) na produção de conteúdos e acompanhamento do projeto.

    A Teleconferência de Abertura foi transmitida ao vivo e pode ser assistida no link https://www.youtube.com/watch?v=xx5diBbdcoA. Participaram Lívia Lopes, do Senapred, a psicóloga e pesquisadora Clarice Sandi Madruga e o médico psiquiatra Leonardo Moreira.

    O curso tem duração de quatro meses e desenvolve competências profissionais aos colaboradores que atuam dentro das Comunidades Terapêuticas, ampliando os conhecimentos e favorecendo o melhor atendimento aos residentes.
    Continue a leitura » »


  • Sessão experimental gratuita de Biodanza na UFSC nesta quarta, 21

    Publicado em 21/08/2019 às 8:50

    Uma sessão experimental de Biodanza será realizada nesta quarta-feira, 21 de agosto, das 17 horas às 18h30, na Sala 208 do Bloco D do CCE. A atividade é gratuita e aberta para a comunidade interna externa à UFSC.

    O objetivo da proposta é enriquecer a criatividade, fortalecer a autoestima, mais disposição para a ação e melhorar a qualidade do sono.

    A Biodanza é um sistema de integração humana, renovação orgânica, reeducação afetiva e reaprendizado das funções originárias da vida. Sua metodologia consiste em induzir vivências integradoras por meio da musica, do canto , do movimento e de situações de encontro em grupo.

     


  • Projeto Cine UFSC exibe dois filmes na próxima semana

    Publicado em 21/08/2019 às 8:41

    O projeto Cine UFSC exibe na próxima semana dois filmes, sempre a partir das 19 horas, na Sala de Projeção (108 – 1º andar do Bloco D do CCE). Na segunda-feira, 26 de agosto, o filme ‘Les Fantômes D’Ismaël’, de Arnaud Desplechin, abordará a vida tranquila de Ismaël e Sylvia; enquanto ele se prepara para o início das filmagens do seu novo filme, sua vida sai fora de controle com a volta de sua esposa Carlotta, desaparecida há 21 anos.

    Já na quinta-feira, 29 de agosto, será a vez do filme ‘A repartição do tempo’, de Santiago Dellape. O Registro de Patentes e Invenções (REPI) acaba de ser capa de uma importante revista nacional, que o cita como exemplo da burocracia do governo. Lisboa, o chefe, não gosta nem um pouco e decide cobrar atitude de seus funcionários, que fazem de tudo menos trabalhar. Enquanto isso, o Dr. Brasil deseja patentear sua máquina do tempo. Ao colocar o aparelho no estoque, Jonas acidentalmente descobre que ela funciona.

    Saiba mais sobre o projeto: facebook.com/cineufsc.


  • Banda ‘Flora Marginal’ se apresenta no Projeto 12:30, nesta quarta

    Publicado em 21/08/2019 às 8:01

    A banda “Flora Marginal” traz seu som para o palco do Projeto 12:30, nesta quarta-feira, dia 21 de agosto. A banda, que surgiu em 2018, já se apresentou em casas de show e eventos culturais pela cidade de Florianópolis e tem influências de vários gêneros da música popular brasileira como ijexá, baião, rock, funk, samba, carimbó e xote. O evento é gratuito e aberto à comunidade, na frente ao Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, às 12h30.
    Continue a leitura » »


  • Engenharia de Aquicultura inicia comemorações de 20 anos do curso

    Publicado em 20/08/2019 às 18:23

    Regina Lappa (Chefe Departamento de Aquicultura), Ubaldo Cesar Balthazar (Reitor) e Walter Quadros Seiffert (Diretor do CCA) compuseram a mesa. Foto: divulgação

    No dia 19 de agosto, o curso de Engenharia de Aquicultura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) deu início às festividades que ocorrerão durante este semestre, em comemoração aos 20 anos do curso.
    Contando com a presença de autoridades da UFSC e do Centro de Ciências Agrárias (CCA), os egressos do curso de Aquicultura da UFSC Giovanni Lemos de Mello (UDESC), Rafael Luiz da Costa (Escritório do Mar), Karina da Silveira (Guabi) e Bruno Corrêa da Silva (EPAGRI) relataram a sua trajetória profissional para os cerca de 90 alunos presentes ao evento.

    Sobre o curso
    O curso de Engenharia de Aquicultura da UFSC foi criado em 09 de dezembro de 1998, com início de suas atividades no primeiro semestre letivo de 1999. Até o início deste ano 596 profissionais foram formados pelo curso.
    O Centro de Ciências Agrárias parabeniza a todos que construíram a trajetória do curso de Engenharia de Aquicultura durante esses 20 anos, formando profissionais com inigualável contribuição para a sociedade.


  • Cine Paredão exibe ‘A Favorita’ nesta sexta, 23

    Publicado em 20/08/2019 às 18:03

    O Cine Paredão exibirá o filme “A Favorita”, da diretora Yorgos Lanthimos. A sessão é gratuita e ocorre nesta sexta-feira, 23 de agosto, no bosque do CFH, ou no auditório do CFH em caso de chuva, às 19 horas. O filme faz parte da mostra V, que está sendo exibida durante o mês de agosto.

    Sinopse

    Na Inglaterra do século 18, Sarah Churchill, a Duquesa de Marlborough, exerce sua influência na corte como confidente, conselheira e amante secreta da Rainha Ana. Seu posto privilegiado, no entanto, é ameaçado pela chegada de Abigail, nova criada que logo se torna a queridinha da majestade e agarra com unhas e dentes essa oportunidade única.
    Continue a leitura » »


  • DIVULGA UFSC – 20/08/2019 – Edição 1286

    Publicado em 20/08/2019 às 14:56

    Se você não consegue visualizar esta mensagem, clique aqui e leia o Divulga UFSC no site.

    Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    www.divulga.ufsc.br – 20/08/2019 – Edição 1286

    Grupo da UFSC auxilia mães, pais e pretendentes à adoção

    Para debater e compartilhar sentimentos durante o processo de adoção, o projeto de Pesquisa e Extensão ‘Grupo Reflexivo para mães, pais e pretendentes à adoção’, vinculado ao Departamento de Psicologia da UFSC, construiu um espaço terapêutico para pré e pós-adotantes. Os encontros são quinzenais, num total de seis, e os interessados se inscrevem por meio do . Mais informações.

    UFSC inaugura serviço de Apoio à Amamentação para estudantes e servidoras

    A Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (Saad/UFSC) abriu as portas na manhã desta segunda-feira, 19 de agosto, do Serviço de Apoio à Amamentação (Saam), espaço constituído no prédio anexo à Reitoria I (antiga Central de Carreiras) para acolher e apoiar servidoras e estudantes que precisam esvaziar as mamas durante a jornada de trabalho e/ou de estudo, como também auxiliar na retirada e estocagem de leite humano e sanar dúvidas sobre a maternidade, amamentação, desmame e introdução alimentar. Continue a leitura>>.

    Podcast UFSC Ciência lança episódio sobre musicoterapia

    A Agência de Comunicação (Agecom) da UFSC publicou nesta terça-feira, 20 de agosto, o sexto episódio do podcast UFSC Ciência. O tema do primeiro programa deste semestre é musicoterapia. A iniciativa é uma realização da Agecom para divulgar o trabalho de alunos, professores e pesquisadores da instituição. Os episódios serão quinzenais e estarão em diversas plataformas, como Spotify e iTunes. Mais informações.

    Apufsc e Laboratório de Sociologia do Trabalho lançam pesquisa para traçar perfil dos docentes da UFSC

    A pesquisa on-line realizada pelo Laboratório de Sociologia do Trabalho (Lastro/UFSC), ‘Professores e Professoras da UFSC, quem somos nós?’ tem parceria com o Sindicato das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc – Sindical) e apoio da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp). A pesquisa pretende traçar o perfil da docência na instituição e melhor representar, defender e prestar atendimento aos professores. O questionário está disponível no site.

    Novo episódio do programa ‘Enquadrando o tradutor’ está disponível

    O Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PGET/UFSC) lançou o sétimo episódio do programa ‘Enquadrando o tradutor’. Esta edição contou com a participação da professora e tradutora Susana Kampff Lages, pesquisadora da Universidade Federal Fluminense (UFF). Cada programa conta com a presença de um tradutor convidado que fala de suas experiências nos vários campos da tradução. Mais informações.

    Palestra debate história e desafios da Pedagogia Social no Brasil

    O curso de Pedagogia da UFSC promove a palestra ‘Pedagogia Social no Brasil: polêmicas e desafios na formação de educadores’, com o professor Érico R. Machado (UEPG), nesta quarta-feira, 21 de agosto, às 18h30. O evento acontece na sala 523, Bloco A do CED e aborda a Pedagogia Social no Brasil, sua história, seus desafios e seu compromisso com a formação de educadores. Mais informações pelo .

    Programa de Pós-graduação em Literatura promove aula magna

    O Programa de Pós-graduação em Literatura (PPGLit/UFSC) realiza aula magna com o tema ‘Arqueologia da invenção’ com a escritora e professora universitária Veronica Stigger. O evento acontece no dia 21 de agosto, quarta-feira, às 10h, no Auditório do CSE. Mais informações.

    NETI promove aula inaugural sobre personalidade ao longo da vida

    O Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI/UFSC) promove a aula inaugural do segundo semestre no dia 21 de agosto, quarta-feira, às 14h30, no Auditório da Reitoria, com o título: ‘O desenvolvimento da personalidade ao longo do ciclo vital’. As inscrições serão feitas no local do evento. Mais informações.

    Encontro apresenta ações de inovação para debater futuro da educação

    O evento ‘Trajeto – inovações e o futuro da educação’ discute a educação no Brasil e as novas formas de ensino e tecnologias, no dia 21 de agosto, quarta-feira, às 19h, no Auditório do CSE. O evento é promovido pela empresa júnior do CSE, Ação Júnior. Mais informações.

    Ciclo de Cinema Africano exibe o filme ‘Ontem’ nesta quarta-feira

    O Laboratório de Estudos em História da África (LEHAf) exibe o filme ‘Ontem’ (Yesterday, África do Sul, 2004), de Darrell James Roodt, na quarta-feira, 21 de agosto, às 19h, na Sala de Projeção do curso de Cinema, localizada no 1º andar do Bloco D do CCE. Após a sessão haverá um debate com o público, com a presença de Kennya Souza Santos, mestranda do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH/UFSC), que pesquisa África do Sul. Mais informações na página do Lehaf ou pelo Facebook.

    Segunda Jornada de Poesia discute obra do artista Kurt Schwitters

    O Núcleo de Estudos de Literatura em Língua Alemã (LiLia), o Programa de Pós-Graduação em Literatura (PPGLit/UFSC) e o Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PGET) promovem a ‘2ª Jornada de Poesia – criação, tradução e arquivo’, nesta quarta, 21 de agosto, no Auditório do CSE. A proposta do evento é reunir estudiosos da linguagem poética do Dadaísmo, da Vanguarda poética histórica representada na obra do artista Kurt Schwitters. Mais informações.

    Banda ‘Flora Marginal’ é atração no projeto 12:30, nesta quarta

    O Projeto 12:30 recebe a banda ‘Flora Marginal’ para a apresentação nesta quarta, dia 21 de agosto. A banda possui influências de ijexá, baião, rock, funk, samba, carimbó e xote. O evento é gratuito e aberto à comunidade, e acontece em frente ao Centro de Cultura e Eventos, às 12h30. Mais informações.

    Fundação Stemmer apresenta case de ‘Prestação de Contas’ em evento da Petrobras

    A Fundação Stemmer para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (Feesc/UFSC) será uma das palestrantes no evento ‘Parcerias Petrobras’, realizado pela petrolífera nos dias 21 e 22 de agosto, no Rio de Janeiro. No primeiro dia do evento, o coordenador da Divisão de Prestação de Contas e Contabilidade da Feesc, André Luís da Trindade, ministra a palestra ‘Boas Práticas na Prestação de Contas’. Mais informações.

    Acompanhe outras notícias da UFSC
    noticias.ufsc.br

    Confira a programação da TV UFSC
    tv.ufsc.br

    Siga a UFSC nas redes sociais
    Facebook
    TwitterFacebook

     


    Contatos com a produção deste informativo:
    Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom

    Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
    Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
    / +55 (48) 3721-2824 / 3721-2825
    Acesse nossa Política Editorial
    Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.

     

     


  • Políticas públicas podem minimizar efeitos do aquecimento global, aponta pesquisadora da UFSC

    Publicado em 20/08/2019 às 14:41

    Conhecimento indígena e local, empoderamento de mulheres e múltiplas políticas de posse de terra estão entre as medidas sugeridas para mitigar os efeitos das mudanças climáticas na terra no último relatório divulgado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da Organização das Nações Unidas (ONU) e destacadas pela professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Regina Rodrigues. Ela foi editora-revisora do capítulo Risk management and decision making in relation to sustainable development (Gestão de risco e tomada de decisão em relação ao desenvolvimento sustentável) do documento que discute os impactos do uso da terra em mudanças climáticas, publicado no dia 8 de agosto.

    A pesquisadora foi um dos quatro participantes brasileiros selecionados pelo IPCC para o Special report on climate change and land (SRCCL – Relatório especial sobre mudança climática e terra) – de um total de 107 cientistas, de 52 países. Como editora-revisora, Regina tinha a função de checar a resposta dos autores aos comentários de cientistas credenciados ao primeiro rascunho do capítulo. “Depois que eles fizeram o primeiro draft, o capítulo é disponibilizado para pesquisadores de fora comentarem. E aí o revisor deve se certificar que os autores vão responder todos os comentários. No nosso capítulo teve 1,4 mil. A gente tinha que se reunir com os autores e fazer com que eles respondessem um por um”, explica a professora. O trabalho foi dividido com o outro editor-revisor do capítulo, Billie Turner, membro da Academia Americana de Ciências dos Estados Unidos.

    Regina foi editora-revisora de capítulo no relatório do IPCC. Foto: Jair Quint/Agecom/UFSC

    Continue a leitura » »


  • Professor e mestrando da UFSC lançam livro sobre correção de fator de potência

    Publicado em 20/08/2019 às 14:01

    Nesta terça-feira, 20 de agosto, foi lançado o livro “Retificadores PWM Monofásicos para Correção de Fator de Potência”, de autoria de Telles Brunelli Lazzarin e Renan Pillon Barcelos, docente e mestrando do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEEL/UFSC).
    A obra é fruto do desenvolvimento do conteúdo programático da disciplina do Ppgeel intitulada “Retificadores PWM Monofásicos com Correção do Fator de Potência”. Esta disciplina é ofertada anualmente e tem como objetivo básico a apresentação da funcionalidade dos conversores para a correção de fator de potência.

    Continue a leitura » »


  • Conferência “Promoção de Saúde na Universidade” marca Dia do Psicólogo

    Publicado em 20/08/2019 às 13:30

    O Dia do Psicólogo, comemorado em 27 de setembro, será marcado este ano na UFSC pela conferência “Promoção de Saúde na Universidade”. O evento realizado pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPGP/UFSC), Departamento de Psicologia (DPSI/UFSC) e Núcleo de Pesquisas em Psicologia Clínica (PSICLIN) trará a professora Larissa Polejak, da Universidade de Brasília (UnB), para falar sobre o tema.

    Serviço

    O que: Conferência “Promoção de Saúde na Universidade”
    Data: 27 de agosto
    Horário: 10h
    Local: Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas – Bloco de Sala de Aulas

    Mais informações no site do evento.


  • Edital Pró-Cênicas tem inscrições abertas até dia 30

    Publicado em 20/08/2019 às 13:26

    A Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte) informa que seguem abertas as inscrições para o Edital 004/2019 – Pró-Cênicas 2019. O edital disponibilizará 2 prêmios para projetos na UFSC. O objetivo é apoiar financeiramente o estudante e professor no desenvolvimento do produções cênicas desenvolvidas na instituição.

    As propostas para inscrição no Edital deverão ser enviadas exclusivamente por e-mail para o endereço , até 30 de agosto de 2019 com assunto “Inscrição Pró-cênicas 2019”. A inscrição será efetivada somente após o envio via e-mail do protocolo de recebimento da proposta.

    Confira aqui o edital completo.

    Continue a leitura » »


  • Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos UFSC busca estudantes para experiência de voluntariado

    Publicado em 20/08/2019 às 13:12

    O Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) é uma organização profissional sem fins lucrativos, que “visa o avanço da tecnologia em prol da humanidade”. Neste sentido, o IEEE impulsiona grupos estudantis em universidades para que estes grupos propiciem atividades voluntárias junto a comunidade local. O Ramo Estudantil IEEE tem o intuito de aproximar os voluntários de assuntos do dia-a-dia, promovendo eventos que envolvam troca de experiência e conhecimento. O ramo tem como enfoque o desenvolvimento de cada individuo com a promoção de eventos voltados para a comunidade.

    Atualmente, o Ramo Estudantil UFSC conta com 56 membros, sendo o 7º maior do Brasil.”O grupo estudantil IEEE é uma grande oportunidade para o estudante desenvolver-se pessoalmente dentro de um grupo super capacitado tecnicamente. Valores de voluntariado e pro-atividade são algumas das características mais desenvolvidas dentro do grupo”, explica o presidente do Ramo Estudantil IEEE UFSC, Renan Pillon Barcelos.  Os grupos voluntários do IEEE tem como foco o desenvolvimento do ser humano com oportunidade de crescerem pessoalmente e tecnicamente, a partir do voluntariado.

    Os principais objetivos do Ramo Estudantil IEEE UFSC são:
    – Contribuir para a melhoria do nível acadêmico e profissional dos estudantes;
    –  Promover uma maior integração entre os estudantes e sua futura profissão;
    –  Incentivar a liderança, responsabilidade e criatividade, iniciativa e trabalho em grupo;

    Para participar basta ser estudante da UFSC, da graduação ou pós, não sendo exclusivo para estudantes de engenharia.

    Inscrições e mais informações podem ser obtidas no site do ramo estudantil UFSC .


  • Podcast UFSC Ciência lança episódio sobre musicoterapia

    Publicado em 20/08/2019 às 12:52

    A Agência de Comunicação (Agecom) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) publicou nesta terça-feira, 20 de agosto, o sexto episódio do podcast UFSC Ciência. O tema do primeiro programa deste semestre é musicoterapia. Foram entrevistados para falar sobre o assunto os professores Janaína Trasel Martins, do Departamento de Artes, Luciano Py de Oliveira, do Colégio Aplicação, e Maria Madalena Pinheiro, do Departamento de Fonoaudiologia.

    Podcasts são arquivos de áudio disponíveis para o usuário escutar a hora que quiser. Os episódios serão quinzenais e estarão em diversas plataformas, como Spotify e iTunes.

    A iniciativa é uma realização da Agecom para divulgar o trabalho de alunos, professores e pesquisadores da instituição. A gravação do episódio contou com apoio do Laboratório de Radiojornalismo, do Departamento de Jornalismo, que cede um espaço semanal para a gravação de entrevistas e áudios.

    Mais informações na página UFSC Ciência.

    > Ouça através do player abaixo:

    Download |iTunes | Feed | Spotify

    *Parte dos efeitos sonoros e canções utilizadas na edição deste episódio são provenientes de sites com banco de arquivos de áudio de uso liberado: freesound.org e freemusicarchive.org.


  • Espetáculo sobre refugiados e imigrantes estreia no Teatro da UFSC neste fim de semana

    Publicado em 20/08/2019 às 12:47

    Foto: Divulgação

    O Teatro da UFSC estreia a peça “Alguém Sabe Quem é Quem?”, espetáculo do Grupo Pesquisa Teatro Novo, com texto de Sérgio Meurer, que aborda uma temática importante da sociedade globalizada: os refugiados e imigrantes no país. O espetáculo será apresentado entre os dias 23 e 25 (sexta-feira a domingo) e entre 29 e 31 de agosto (quinta-feira e sábado), às 20h, no Teatro da UFSC, localizado na rua Desembargador Vítor Lima, 117, no bairro Trindade. Os ingressos são gratuitos e serão distribuídos uma hora antes do início da sessão. A apresentação integra a programação do Projeto Cena Aberta, realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC/SeCArte) da UFSC. Em 2019, o Teatro da UFSC completa 40 anos.

     

    Sinopse

    O premiado texto de Sérgio Meurer aborda o urgente tema dos Refugiados/ Imigrantes no país através de dois personagens: Geraldo e Gérard. O imigrante austríaco, Geraldo, que veio ao Brasil, quando criança, com os pais que fugiam da guerra; hoje aposentado, residente em Florianópolis, conhece um refugiado vítima das catástrofes que assolaram o Haiti, Gérard. Os dois se encontram durante as obras no edifício que habita Geraldo e Gérard trabalha. A rejeição dos moradores do edifício com um trabalhador não brasileiro e a presença de outros núcleos migratórios são apresentados em cena. Do texto original de Sérgio Meurer, foram adaptadas, nessa encenação, algumas cenas, como ao final, que deveria ser a leitura da vida de imigrantes em um cemitério, mas a direção do espetáculo trouxe as personagens vivas e acrescentou outros imigrantes, como uma portuguesa que fugiu do regime de Salazar em Portugal, um Venezuelano, e ainda o retorno do personagem Gérard, refletindo sobre sua percepção de como ocorre o racismo no Brasil. Originalmente o texto de Sérgio Meurer traz uma imigrante que morre numa viagem de navio no início do século passado; essa cena foi suprimida, a encenação acresceu slides texturizados sobre a chocante imagem do imigrante que apareceu afogado em uma praia por esses tempos atuais. Personagem com sotaque ilhéu, Oralda foi acrescida na montagem.

    Continue a leitura » »



cheap jerseys |  wholesale jerseys |  Wholesale jerseys |  Wholesale nfl jerseys |  cheap jerseys |  cheap jerseys wholesale |  Web SiteMap |  Cheap NFL Jerseys |  cheap nfl jerseys |  Web SiteMap |  Wholesale NHL Jerseys Online |  wholesale basketball jerseys |  wholesale baseball jerseys |  cheap hockey jerseys |  wholesale authentic nba jerseys |  replica jerseys from china |  cheap replica nba jerseys |  wholesale authentic nhl jerseys |  wholesale nfl jerseys |  hockey jerseys |  cheap retro jerseys |  Cheap basketball jerseys |  authentic jerseys |  Wholesale nhl jerseys from china |  authentic nfl jerseys |  Custom Baseball Jerseys |  cheap nba jerseys wholesale |  Cheap Soccer Jerseys |  discount baseball jerseys |