Assista aqui à segunda conferência do ciclo “Portugal Inteiro”, a partir de Vila Real

A conferência é organizada pelo Jornal Económico e pela Altice e decorre esta terca-feira na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. O tema é: “Inovação: o Interior como oporunidade”.

Estes são os municípios que desperdiçam mais água potável

Segundo os dados da Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos, globalmente, perdem-se, por ano, 179.722.877 metros cúbicos de água em 258 municípios. Concelhos como Macedo de Cavaleiros ou Peso da Régua fazem com que, ao todo, se percam 90 milhões de euros anuais.

Só tem até dia 30: Saiba como preencher a declaração do IRS (passo-a-passo)

Aproxima-se a data limite para entrega do IRS 2018. Para alguns contribuintes, o seu preenchimento pode ainda ser uma dor de cabeça, mas felizmente este processo tem vindo a tornar-se cada vez mais simples e prático de se fazer.

Perdi o cartão de cidadão. O que devo fazer?

Proceda à renovação dos seus acessos e dados, cancelando o cartão anterior no caso de furto ou roubo. Para cancelar o cartão, poderá fazê-lo online, por telefone ou presencialmente, basta dirigir-se aos balcões do Instituto dos Registos e do Notariado, numa loja do cidadão.

Mar adentro: na lota o preço desce, na loja sobe

Do pescado português, mais de 39 mil toneladas seguem para Espanha. Para combater o aumento das importações, o preço sobe nas lojas, mas na lota continua pequeno como a sardinha. Apesar da quebra do preço na lota, a enguia continua a ser o peixe com o preço mais elevado. Sardinha está dentro da média.

Mais de 1.400 cidadãos já renovaram o cartão de cidadão online. Saiba quais os passos necessários

Segundo o Governo desde o início do ano registou-se um aumento de 24% dos pedidos do cartão do cidadão, devido ao Brexit e às alterações na Lei da Nacionalidade.

Nova Zelândia procura engenheiros civis e programadores. Ordenados acima de 3 mil euros mensais

Construir uma carreira, ganhar um salário acima da média, conseguir equilibrar a vida profissional com a pessoal, estas são as três principais vantagens de trabalhar na Nova Zelândia, segundo o Governo de Jacinda Ardern.

Topo da agenda: tudo o que não pode perder na economia e nos mercados esta semana

A cimeira do G20, no Japão, vai dominar os acontecimentos da semana. A conjuntura macro-económica na zona euro, mas também nos EUA, terão lugar de destaque.

Mobilidade: desafios e respostas da nova geração

Uma nova geração de clientes faz com que a Europcar procure soluções que tragam novo valor ao mercado, em nome de uma autonomia maior. Os condutores agradecem e o ambiente também.

Quer aprender a fazer um CV de sucesso?

É o cartão de visita de qualquer entrevista de emprego… O Currículum Vitae pode fazer a diferença na hora de encontrar o emprego dos seus sonhos.

Tempo, eficiência e liquidez: a resposta de que a sua empresa precisa

Tempo, eficiência e liquidez: estas são as principais vantagens em assegurar um serviço de factoring para a sua empresa. Mas há outras…
Mais artigos

EDP vende parcela do défice tarifário por 470 milhões de euros

“Este défice tarifário”, esclarece a EDP em comunicado divulgado através da CMVM, “resultou do diferimento por 5 anos da recuperação do sobrecustode 2019 com a aquisição de energia aos produtores em regime especial (incluindo os ajustamentos de 2017 e 2018)”.

Indústria agroalimentar portuguesa prevê superar 17 mil milhões de volume de negócios este ano

“Esperamos que, para o nosso setor em particular e após os compromissos de reformulação, fique definitivamente afastada, no próximo orçamento do Estado, a ameaça de impostos especiais ao consumo e que haja vontade política de eliminar o imposto discriminatório que foi aplicado às bebidas refrescantes”, disse Jorge Tomás Henriques, no congresso da FIPA que contou com a presença do Secretário de Estado João Torres.

Preocupações com o comércio e tensão iraniana abalam Wall Street

Depois de três semanas de ganhos constantes na perspetiva de um maior estímulo financeiro para a economia e para os mercados, todos os olhos estão centrados nos discursos da Reserva Federal norte-americana, que deverão anunciar um corte nas taxas de juros no próximo mês de julho.

Portugal vai pagar até 6.500 euros a emigrantes ou luso descendentes que regressem para trabalhar

Este valor vai servir para apoiar os emigrantes ou luso descendentes que iniciem a atividade em Portugal continental assim como a comparticipação das despesas da viagem e do transporte dos seus bens.

Sindicatos entregam novas propostas de aumentos salariais ao BCP

Acordo salarial para dois anos ou, em alternativa, um aumento mínimo fixo são as propostas apresentadas pelos Sindicatos dos Bancários do Sul e Ilhas (SBSI) e do Centro (SBC) à administração do banco que insiste não ser possível ir além de aumentos salariais de 0,6%.

Portugal pagou menos 92 milhões de euros em juros no primeiro trimestre

O Estado pagou menos 5,4% de juros em valor no primeiro trimestre do ano, face a igual período de 2018. Peso deste encargo na despesa das administrações públicas diminuiu para 3,2% do PIB.

Crédito automóvel é o tipo de financiamento que mais cresceu em Portugal desde 2013

O estudo “Impacto do crédito ao consumo na economia portuguesa”, realizado em conjunto pela  Nova School of Business and Economics (Nova SBE) e da Associação de Instituições de Crédito Especializado (ASFAC) conclui que, dentro do crédito pessoal, o financiamento para a compra de automóvel é o que mais cresceu desde 2013.

Hospital da Luz em Lisboa com urgências pediátricas limitadas a clientes até setembro

O mesmo acesso às urgências infantis vai estar “limitado exclusivamente aos clientes do Hospital da Luz Lisboa”, sendo que retoma o funcionamento regular no dia 16 de setembro “pensado para as crianças e adolescentes do século XXI”.

Governo decidirá em breve sobre regresso de familias de jihadistas portugueses

A ministra da Justiça afirmou hoje, numa conferência sobre terrorismo, que o Governo português “encontrará uma solução” para o problema das famílias dos combatentes portugueses do Daesh que querem agora regressar a Portugal.

Ramalho Eanes: “Caixa Geral de Depósitos é exemplo paradigmático de colonização partidária”

Primeiro Presidente da República eleito depois do 25 de Abril traçou retrato dos principais problemas políticos e económicos de Portugal nas últimas décadas. Mas também apontou na conferência que fez na SEDES caminhos para melhorar o futuro.

Mobilidade. Os carros inteligentes em sistemas estúpidos

Demonstrar como a “Internet das Coisas” pode gerar um tráfego mais eficiente é uma das preocupações do especialsita em mobilidade Carlo van de Weijer. Numa entrevista exclusiva ao Jornal Económico, o holandês criticou a falta de credibilidade do hidrogénio e dos carros autónomos, e comparou os acidentes que ocorrem todos os dias ao 11 de setembro e a inteligência artificial ao jogo de vídeo Grand Theft Auto.

Reedições. Regressada às livrarias graças à Relógio d’Água

Colapso da Guimarães afastou a obra de Agustina Bessa-Luís dos leitores. Nova editora iniciou há dois anos um programa que vai agora manter, com a colaboração da família, incluindo inéditos.

Agustina Bessa-Luís: Uma autora incómoda que tinha a sabedoria da velha perdiz

É tida como a maior romancista portuguesa de sempre, graças a obras como “A Sibila”, mas foi ao Bambi que recorreu na hora de explicar à filha o que é mais importante: resistir a levantar voo quando se ouvem os tiros. Morreu aos 96 anos, no dia 3 de junho, mas deixara de escrever há 13 anos, levada ao silêncio pela doença.

Francisco Guerreiro: A vida do primeiro eurodeputado do PAN em Bruxelas

Em 2014 candidatou-se às eleições europeias pela primeira vez. Cinco anos depois, torna-se o primeiro eurodeputado eleito pelo PAN. Conheça o percurso de quem quer ver a Europa muito mais atenta ao clima e aos direitos dos animais.

Países asiáticos têm o custo de vida mais caro. Lisboa cai duas posições no ‘ranking’

A cidade angolana de Luanda, que já foi considerada a cidade mais cara do mundo, apresentou uma descida de 20 posições e encontra-se agora no 26º lugar, de acordo com o ‘ranking’ da consultora Mercer.

Estes são os municípios que desperdiçam mais água potável

Segundo os dados da Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos, globalmente, perdem-se, por ano, 179.722.877 metros cúbicos de água em 258 municípios. Concelhos como Macedo de Cavaleiros ou Peso da Régua fazem com que, ao todo, se percam 90 milhões de euros anuais.

Venda de casas em Portugal cresceu 8% no primeiro trimestre

Já em relação ao valor das transações de alojamentos familiares, neste período registaram-se 6,1 mil milhões de euros, mais 12,9% que no período homólogo de 2018, segundo os dados da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal.

Deputados da Comissão para o Reforço da Transparência fazem balanço dos três anos de trabalhos

“Francamente positivo”, diz Pedro Delgado Alves (PS). “Deram-se importantes passos”, reconhece Álvaro Batista (PSD). “A transparência ficou pelo caminho”, critica Vânia Dias da Silva (CDS-PP). “Teremos um conjunto de medidas demagógicas e de mera cedência a populismos”, lamenta António Filipe (PCP).

Greve Feminista: Contra a boçalidade, pela igualdade

A luta não está ganha, o mundo pára sem nós e as ruas, essas são de facto nossas. Amanhã, no próximo ano e nos restantes, até que a igualdade seja essa promessa de ontem nos dias de hoje.

O chumbo da moção de censura sob o prisma de um balanço da legislatura e arranque da campanha eleitoral

A liderança simbólica da oposição, o processo de reconfiguração da direita e do centro-direita, o equilibrismo dos bloquistas e dos comunistas, a carga “positiva” e a carga “negativa” da governação, a miragem da maioria absoluta, o problema da gestão de expectativas, a viragem de ciclo económico e a necessidade de criar uma nova narrativa.

Digitalização permite aproximar interior de “novos investimentos”, diz vice-presidente da IP Bragança

O que faz falta é que o interior afirme as suas qualidades: melhor nível de vida, mais tempo, menos tensão. As autoestradas digitais tornam a geografia um mero pormenor.

Inovação é a forma de manter população no interior

A aposta na inovação é um dos factores fundamentais para a criação de condições para a fixação de talento no interior. O tema ‘Como fomentar a inovação no interior?’ foi debatido no ciclo de conferências ‘Portugal Inteiro’, resultado da parceria entre a Altice e o Jornal Económico.

Plataforma para planeamento de cirurgias faciais nasce na Universidade de Coimbra

Projeto de desenvolvimento tecnológico inovador junta academia e empresas e vai ter financiamento do Portugal 2020.

Exposição retrospectiva do arquitecto Bartolomeu Costa Cabral no Convento de Cristo

O Convento de Cristo, em Tomar, recebe, a partir de Sábado e até 15 de Setembro, uma exposição retrospectiva e biográfica do arquitecto Bartolomeu Costa Cabral.

Há muitos promotores a venderem "gato por lebre"

Sérgio Ferreira, CEO da Coporgest, um dos maiores promotores portugueses com um investimento na ordem dos 260 milhões de euros na cidade de Lisboa, revela sem ‘reservas’ como funciona o mercado imobiliário português.

Salão Imobiliário de Portugal já é membro principal da APPII

O Salão Imobiliário de Portugal – SIL, acaba de formalizar a entrada como membro principal da  APPII – Associação Portuguesa dos Promotores e Investidores Imobiliários.

No primeiro trimestre do ano, o preço das casas subiu 9,2% e as vendas 7,6%

No primeiro trimestre do ano, o preço das casas subiu 9,2% em relação ao mesmo período de 2018 mas desceu em relação ao trimestre anterior. Também as vendas aumentaram 7,6% em termos homólogos mas diminuíram em relação ao último trimestre.

Cardiff 28: Um novo projecto residencial em Lisboa

Situado na rua Cidade de Cardiff, entre o Intendente e Arroios, em Lisboa, o Cardiff 28 é o mais recente projecto residencial no coração do Bairro de Inglaterra, num edifício que integra construção nova e reabilitação.

Norte-americanos da Värde Partners adquirem o Burgo Tower, a Torre de Souto Moura no Porto

A Värde Partners adquiriu o Burgo Tower, um edifício de escritórios localizado no Porto, Portugal e será gerido através de uma plataforma portuguesa de gestão de activos da Värde Partners.

PremiumLuísa Augusto: “Os ciberataques estão a mudar diariamente”

A ‘associate director’ da Accenture Technology explica como a tendência tecnológica “Secure Us to Secure Me” é uma das que as organizações devem considerar para serem bem-sucedidas.

Premium“A pousada na Madeira permite impulsionar expansão para novas geografias”

As Pousadas de Portugal são das marcas que mais crescem no portefólio do Grupo Pestana, afirma Luís Castanheira Lopes, responsável por esta área.

PremiumFundo Apollo com quatro ofertas vinculativas para Tranquilidade e Açoreana

A operação de venda da Seguradoras Unidas está na reta da meta. A Ageas terá a melhor proposta, mas ainda não está escolhido o vencedor.

PremiumBoeing quer mais 500 engenheiros nas fábricas da Embraer em Évora

O ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, disse ao Jornal Económico que abordou com o vice-presidente da Boeing, Marc Allen, no Paris Air Show, os projetos norte-americanos para as fábricas alentejanas.”Querem mais 500 engenheiros”, diz.

PremiumRiu Rio afasta ou faz afastar metade dos cabeças de lista das legislativas de 2015

Vários “pesos-pesados” sociais-democratas já disseram adeus ao Parlamento a três meses e meio das legislativas. Maioria sai em desacordo com a direção. Rio aproveita para reunir “fiéis” na bancada.

PremiumReforma da Supervisão Financeira de Centeno vai ficar na gaveta

Já não há muitas dúvidas que a maior reforma legislativa do Governo não se vai concretizar até o fim da legislatura. A COFMA quer chamar várias entidades mas o calendário é apertado.
Últimas

O maior defeito

O debate dos Tories expôs o maior defeito da política contemporânea: a quase total impossibilidade de se olhar para a realidade e ser honesto com os eleitores, e a consequente dificuldade em confrontar os problemas que afetam as nossas sociedades.

Desigualdade de género: mudar a história

A lei da igualdade salarial, que entrou recentemente em vigor, é interessante no sentido em que admite este como um problema a ser combatido. Não podemos ignorar a história, mas podemos mudá-la.

Países asiáticos têm o custo de vida mais caro. Lisboa cai duas posições no ‘ranking’

A cidade angolana de Luanda, que já foi considerada a cidade mais cara do mundo, apresentou uma descida de 20 posições e encontra-se agora no 26º lugar, de acordo com o ‘ranking’ da consultora Mercer.

Comentários da Fed e tensão geopolítica abalam Wall Street

O índice Nasdaq perdeu 1,51%, para os 7.884,72 pontos, no encerramento da sessão desta terça-feira, perante um «sell-off» nas tecnológicas.

Mobilidade: desafios e respostas da nova geração

Uma nova geração de clientes faz com que a Europcar procure soluções que tragam novo valor ao mercado, em nome de uma autonomia maior. Os condutores agradecem e o ambiente também.

Esta é a chave vencedora do Euromilhões

Em jogo está um prémio no valor de 45 milhões de euros.
Ver mais artigos