Faixa publicitária

Perdidos 2,9 milhões de hectares de floresta em Moçambique, agricultura é a causa do desmatamento

A principal causa do desmatamento em Moçambique é “crescente demanda da terra para a prática da agricultura itinera...

Dívida Pública de Moçambique representa “potencial risco fiscal para o exercício económico de 2019-21”

O Governo admite que a insustentabilidade da Dívida Pública do nosso país continuará a representar “um potencial r...

Nas “Autárquicas a Frelimo queria que nós fôssemos a guerra” revela o novo presidente da Renamo que garante “nosso compromisso é a paz”

Ossufo Momade, o eleito presidente da Renamo, revelou após ser empossado que “Nessas últimas eleições Autárquicas...

China destaca-se como maior credor Bilateral de Moçambique

A China foi o maior credor Bilateral de Moçambique durante o ano de 2017 com empréstimos que totalizaram 1,8 bilião d...

Faixa publicitária
Autoridade Tributária de Moçambique falhou meta de cobrança do IVA em 2017 e mentiu
  Terça, 22 Janeiro 2019 09:04
Destaques - Nacional

A Autoridade Tributária mentiu sobre o IVA que realmente arrecadou durante o ano de 2017, declarou haver cobrado 58,5 biliões de meticais, para uma meta de 56,3 biliões, no entanto o Tribunal Administrativo(TA) revelou que “o IVA não atingiu a meta orçamental prevista, tendo ficado aquém, em 19,2 por cento”.

Continuar...
 
Encerradas 12 instituições de ensino superior em Moçambique por falta de alvará
Destaques - Newsflash

Doze instituições de ensino superior estão impedidas de funcionarem, nas províncias de Gaza, Inhambane, Sofala, Tete, Zambézia, Nampula e Cabo Delgado, por ausência de condições para o exercício das actividades para as quais foram criadas, o que concorreu, por conseguinte, para a não atribuição de alvarás. A proibição foi decretada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional (MCTESTP).

Continuar...
 
SELO: A era da geração android - Por Basílio Macaringue
  Terça, 22 Janeiro 2019 13:34
Vozes - @Hora da Verdade

Muitos sociólogos e filósofos dedicaram o seu preciso tempo procurando atribuir conceitos que tivessem um enquadramento concreto a factores que permeiam a sociedade contemporânea. Trata-se, nesse sentido, de um estilo de vida oriundo da evolução industrial que, conforme escritos científicos, teve origem no século XVIII, no Ocidente.

Continuar...
 
Jornalista Amade Abubacar é vítima de um “Estado autoritário” e da apatia das instituições de justiça em Moçambique
Destaques - Nacional

A detenção do jornalista Amade Abubacar, no dia 5 de Janeiro corrente, no distrito de Macomia, província de Cabo Delgado, não só é illegal, como também é prova de que o estado moçambicano é “autoritário” e as instituições de justiça são apáticas, considera a Justiça Ambiental (JA). O jornalista segue detido, há mais de duas semanas.

Continuar...
 
Falsos inspectores detidos a enganarem comerciante em Maputo
Destaques - Newsflash

A Polícia da República de Moçambique (PRM) deteve três falsos inspectores da Inspecção Nacional das Actividades Económicas (INAE), surpreendidos a tentarem enganar um comerciante indiano que tinha multa de mais de 200 mil meticais por pagar ao Estado, na semana finda, na cidade de Maputo.

Continuar...
 
Tribunal de Cabo Delgado insiste na detenção de Amade Abubacar e diz pode apanhar 12 anos de cadeia
Destaques - Nacional

As autoridades judiciais em Cabo Delgado alegam que o jornalista da Rádio Comunitária Nacedje e colaborador do portal Zitamar News, Amade Abubacar, detido há 17 dias, conspirou contra o Estado moçambicano e incorre em pena de prisão até 12 anos. Ora, o advogado da vítima, cuja detenção não só é considerada ilegal, como também é deplorada de todo em todo, remeteu um pedido de libertação sob caução e aguarda resposta.

Continuar...
 
Seis pessoas detidas por assassinato em Cabo Delgado e na Zambézia
Destaques - Newsflash

Pelo menos seis indivíduos encontram-se encarcerados em diferentes esquadras da Polícia da República de Moçambique (PRM), nos distritos de Miudumbe, Ancuabe e Namacurra, nas províncias de Cabo Delgado e da Zambézia, indiciados de assassinato de três pessoas, das quais dois idosos de 94 e 82 anos de idade, respectivamente. Alguns implicados são familiares das vítimas.

Continuar...
 
MTC entrega autocarros a operadores privados da Katembe
  Terça, 22 Janeiro 2019 06:51
Destaques - Economia

Foto de Fim de SemanaO Ministério dos Transportes e Comunicações procedeu na segunda-feira, 21 de Janeiro, à entrega de sete autocarros aos operadores privados de transporte público urbano, no distrito municipal da Katembe, na cidade de Maputo, no âmbito da implementação de medidas que visam a melhoria da mobilidade urbana, através de um serviço de transporte público fiável.

Continuar...
 
Tempestade Tropical Desmond em Sofala e Zambézia
  Segunda, 21 Janeiro 2019 20:06
Destaques - Newsflash

A tempestade tropical Desmond intensificou-se na manhã desta segunda-feira e, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia(INAM), o centro do Desmond deverá atinja a parte continental da Zambézia durante a noite. O mesmo sistema já esta a influenciar na queda de chuvas em regime forte (que o acumulado em 24 horas pode passar de 100 milímetros) e ventos fortes (com intensidades que podem superar os 120km/h) e trovoadas, principalmente nos distritos de Marromeu, Cheringoma, Caia, Muanza, Dondo, Buzi, Nhamatanda, Maringué, Gorongoza, Mocubela, Chinde, Mopeia Luabo, Namacurra, Nicoadala, Mocuba, Maganja da costa Morrumbala, Dere e Cidades da Beira e Quelimane.

Continuar...
 
Recluso espancado até à morte na província de Maputo
Destaques - Newsflash

Um recluso foi espancado até à morte por 21 prisioneiros, na manhã de sexta-feira (18), no Estabelecimento Penitenciário Provincial de Maputo (ex-Cadeia Central), no município da Matola.

Continuar...
 
  • CIDADÃO REPORTA:
    No distrito de Meconta-provincia de Nampula em Mocambique, na xcola secundaria de Namialo, os professores, nao recebem suas horas extras ha 1 ano e um mes e saindo algum colectivo da xcola a direcao provincial das financas, dizem terem pago os ordenados e por sua vez o director distrital dizia que nao houve nenhum despacho e neste momento estao paralizadas as aulas!
  • CIDADÃO REPORTA:
    estou num fematro que sai da baixa para Albazine, o motorista acelera demais toda gente que se encontra aqui esta reclamando (escesso de velocidade) em Maputo.
  • CIDADÃO Pedro B. Langa REPORTA:
    Pedro B. Langa, Maputo. Enquato nao tivermos a coragem de ariscar em eleger o outro partido para governar o pais, vamos continuar a sofrer humilhacoes da Frelimo onde um tem 5 4x4 e o pobre nao sabe o que vai comer durante o dia. Nhancale o verdadeiro xiconhoca
  • CIDADÃO Leo REPORTA:
    está um corpo de uma mulher sem vida atrás do prédio onde vivo, vi o corpo por volta das 8 horas e até agora não vieram remover o corpo, a vizinhança já sabe disso comunicaram a policia e simplesmente vieram tapar o corpo com uma capulana e foram embora. O corpo,está na parte de trás de um prédio no bairro do Jardim, em Maputo, rua do jardim próximo a ponte da av. de Moçambique defronte a av. Joaquim Chissano.
Quer receber a nossa Newsletter diária com artigos escolhidos pelo editor no seu INBOX?
@Verdade
 

@Verdade Newsletter

Quer receber diariamente no seu email a nossa edição em formato PDF? Preencha o seguinte formulário:
Irá receber um email com uma ligação para confirmar a sua subscrição. Caso não visualize o email no seu inbox confira na caixa spam.